sábado, 11 de outubro de 2014

21 de Setembro de 2014: Como foi

   No mundo inteiro, centenas de milhares de pessoas participaram do movimento com o tema Mudanças Climáticas, dois dias antes de uma importante reunião na ONU. Agora vamos ver o resultado disso no planeta:
   Em Manhattan, New York, dezenas de milhares de pessoas participaram em uma manifestação que teve a presença do próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do astro de cinema Leonardo DiCaprio, que foi nomeado representante de mudança climática da ONU na semana passada.
O ator Leonardo DiCaprio marcha com manifestantes pró-sustentabilidade com uma placa de '100% para planeta' na Marcha Popular pelo Clima em Nova York (Foto: Eduardo Muñoz/Reuters)
Leonardo DiCaprio também participou do movimento, além do outro ator Mark Ruffalo.
Milhares de pessoas participam da Marcha Popular pelo Clima caminhando pela Sexta Avenida em Nova York (Foto: Jason DeCrow/AP)
Nova York no dia 21 de setembro de 2014.
“Este é o planeta onde as próximas gerações vão viver. Não existe plano B, porque não temos um ‘Planeta B'”, disse Ban Ki-moon a jornalistas.
   No Reino Unido várias pessoas compareceram às ruas, incluindo a atriz Emma Thompson.
A atriz Emma Thompson e sua filha Gaia participam da marcha pelo clima no Centro de Londres neste domingo (21) (Foto: Reuters/Luke MacGregor)
Emma Thompson e sua filha Gaia protestando em Londres, Reino Unido.
   O secretário-geral estava acompanhado pela primatologista Jane Goodall e pela ministra francesa da Ecologia, Segolene Royal. Os organizadores do evento de Manhattan dizem ter atraído 550 ônibus lotados de ativistas – o que dizem ser o maior protesto sobre o tema Mudanças Climáticas nos últimos cinco anos.
   Eles afirmam que a mobilização pretende transformar o assunto sobre as mudanças climáticas “de preocupação ambiental para um assunto de todos”.
   Executivos, ambientalistas e celebridades também participam de manifestações em 161 países – entre eles o Reino Unido, Afeganistão, Alemanha, França, Brasil etc.
   Na Austrália, organizadores dizem que cerca de 20 mil pessoas compareceram às ruas em Melbourne para pedir ao primeiro-ministro Tony Abbott para fazer mais a respeito das mudanças climáticas.
Cerca de 20 mil pessoas protestaram em Melbourne, Austrália. 
   O correspondente da BBC em Sydney, Phil Mercer, diz que os manifestantes temem que o país enfrente mais períodos severos de seca, incêndios florestais e tempestades caso as emissões de gases estufa não sejam reduzidas.
Paris, França.
mudanças-climaticas_cristo_verde
A Estátua de Cristo Redentor foi iluminada de verde dias antes da manifestação, como maneira de convite a participação da Caminhada.
   No Brasil, cerca de quatro mil pessoas participaram da Caminhada pelo Clima, sob a chuva, no Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, Brasil.
   Em Berlim, na Alemanha também houve protestos. Segundo a polícia, cerca de 3.500 pessoas estiveram no Portão de Brandemburgo, mas os organizadores falam de 10.000 participantes. “É aviso para os políticos. A mudança climática não é apenas um tema para ambientalistas, é uma questão que afeta a todos nós”, disse o porta-voz dos organizadores da passeata em Berlim, Ricken Patel.


Berlim, Alemanha.
   Ban Ki-moon diz esperar que os líderes mundiais consigam, desta vez, avançar em um acordo universal a ser assinado por todos os países no fim de 2015. Ele disse que iria “dar os braços àqueles protestando por ações contra a mudança climática” para mostrar que a ONU está “com eles do lado certo deste assunto chave para nosso futuro comum”.
   O analista de meio ambiente da BBC Roger Harrabin compartilha sua opinião: “Os protestos trouxeram muito mais pessoas do que nunca antes às ruas, graças ao poder do site de campanhas virtuais Avaaz. E Ban Ki-moon espera conseguir algo novo em meio ao ‘culpe seu vizinho’ desculpa comum nas conferências climáticas”.
   Para encontrar mais informações, acesse:
   Ainda terão muitas outras caminhadas. Participe e ajude o nosso Planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário