terça-feira, 23 de julho de 2013

Incêndios Florestais

   O que é?
   Os incêndios florestais ocorrem quando as condições estão favoráveis para ele acontecer. Os incêndios não ocorrem só porque o elemento florestal é o principal fator de alimentação das chamas, mas também porque na grama, por exemplo, possui como elemento químico o álcool, contribuindo para as chamas aparecerem com facilidade.
   Na maioria dos casos de grande dimensão, ocorrido nos EUA, Austrália, Brasil, Portugal, entre outros, um dos principais fatores é a ausência das chuvas no período que antecedeu à tragédia climática.
Incêndios Florestais
   Quando uma área florestal estiver muito seca qualquer produto que é lançado pode causar um grande incêndio, por isso é sempre bom ter cuidado antes de jogar qualquer coisa (um vidro, uma lata, uma ponta de cigarro) para não ter o risco de causar uma tragédia.
   As perdas com a queimada são irreparáveis quando a floresta já é antiga, pois normalmente o local possui muitas diversidades na fauna e flora que podem ser impedidas pelos incêndios florestais. Claro que ao longo dos anos, a floresta se reconstitui, porém, os efeitos causados acabam impedindo a continuidade do processo evolutivo de plantas em fase de crescimento e desenvolvimento e animais que demoraram milhares de anos para desenvolver sua espécie.
   Os impactos florestais não são somente a tragédia e perda de material. Ela tem uma quantidade imensa de elementos tóxicos, causando um ar irrespirável nas matas e comprometendo a respiração e podendo chegar até a danificar a visão.
   Para combater os incêndios, é bom ter o maior número possível de pessoas disponíveis para a atividade de combate, pois o fogo das queimadas só pode ser contido por água em grande quantidade.
   Adaptação de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/incendios-florestais/incendios-florestais.php

   No Brasil:
As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o País entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta. Além de contribuir com o aquecimento global e as mudanças climáticas, as queimadas e incêndios florestais poluem a atmosfera, causam prejuízos econômicos e sociais e aceleram os processos de desertificação, desflorestamento e de perda da biodiversidade.

Este problema foi identificado na década de 80, quando as mídias nacionais e internacionais tornaram públicos os dados alarmantes de focos de calor observados pelo Inpe. O fato evidenciou a ausência de estrutura governamental organizada para implementar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e exigiu do Governo uma resposta a este problema.

Considerando a importância da temática, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo foi criado em 1989 e tem atuado na promoção, apoio, coordenação e execução de atividades educativas, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário