quarta-feira, 4 de junho de 2014

Obsolescência Programada

http://www.anovademocracia.com.br/92/10.jpg
   Já ouviram falar nesta expressão? Eu ouvi há muito pouco tempo, mas fique chocada com o que soube sobre ela. Em alguns casos encontrei: "Reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes (...)" (Significados, Obsolescência Programada) e em outros: "Trata-se de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Assim, eles se tornam ultrapassados em pouco tempo, motivando o consumidor a comprar um novo modelo." (Planeta Sustentável, Notícia, Desenvolvimento, Obsolescência Programada: os Produtos são Feitos para Durar Pouco).

   Mas, o que realmente é obsolescência programada?

   Para lucrar mais, as empresas diminuem o tempo de vida dos materiais fabricados, fazendo o consumismo crescer. Chamamos isso, de Obsolescência Programada.

   Atualmente, existem cursos para trabalhar sobre o assunto, colocando na cabeça das pessoas que se precisa fazer instrumentos não-duráveis, mas estas não percebem que isso afeta a vida no planeta.

   Como podemos mudar isso? Se mais pessoas prestarem atenção no caos que compromete o planeta, podemos dar ênfase na sustentabilidade, e salvá-lo.

   Tem um vídeo que mesmo sendo longo, fala sobre tudo relacionado com a Obsolescência Programada:



Nenhum comentário:

Postar um comentário