O consumismo é uma cultura extremamente danosa à vida. Segundo o Banco Mundial (2016), seriam necessários 3 planetas Terra para suportar os recursos necessários ao padrão de vida humano atual, ou seja, a Terra em que vivemos não tem mais capacidade para renovar seus recursos naturais. Enquanto a situação do meio ambiente vai piorando, a negligência da sociedade persiste, e os governantes ainda não colocam esta pauta como urgência. Nesse sentido, se as mercadorias não são mais necessidade, mas para fetiche, a humanidade prossegue produzindo para sua própria destruição.
Ademais, no livro O Capital, Karl Marx expõe que é colocado em todo produto um valor simbólico chamado "fetiche da mercadoria". Nessa concepção, a sociedade e as empresas impõem um valor simbólico sobre o produto de forma a estimular a um consumo exacerbado e inconsciente: fetichizam a mercadoria.
Por conseguinte, conclui-se que o consumismo e a alienação são pontos agravantes da contemporaneidade e que devem ser combatidos, visto que não trazem benefícios para nenhuma forma de vida. Diante disso, as instâncias governamentais juntamente com a sociedade civil devem agir fiscalizando as leis e comportamentos que diminuam a cultura de consumismo. Além disso, seria crucial a criação de projetos para reforçar e inovar o conceito de sustentabilidade, conscientizando as pessoas por meio do conhecimento do tema e aprofundamento em debates e palestras. Finalmente, que o desejo nos versos de Manuel Bandeira ressoem no mundo: "- Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples."
Fonte: Serão necessários 3 planetas para manter vida na humanidade. Terra. Disponível em:
<https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/serao-necessarios-3-planetas-para-manter-atual-estilo-de-vida-da-humanidade,4311114a743df400038c7ee32a09ca57gj0upvic.html> Publicado em: 19 ago 2016. Acesso: 2 jan 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário