segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Casa do Futuro: Economiza 70% de energia

Paredes são substituídas por vidros e sol faz a vez das lâmpadas.

Visitas são gratuitas e monitoradas.

Veruska DonatoSão Paulo
omentários
   A casa do futuro parece uma construção como qualquer outra. O segredo é que ela poupa os recursos naturais como a água e a luz e devolve em economia para o bolso. “A gente chega a reduzir todas as tecnologias juntas e 70% do consumo de energia durante a vida da casa”, explica a gerente de sustentabilidade da BASF Flávia Tozatto.
   As paredes foram substituídas por vidros. O sol faz a vez das lâmpadas. Para reduzir o uso de ar condicionado e de aquecedor, as paredes também receberam uma substância química. “São micro-cápsulas de parafina que são misturadas ao gesso ou a argamassa. Se está muito quente ela se liquefaz e impede que o calor entre. A noite ela volta para o estado sólido jogando calor para dentro do ambiente”, completa Flávia.
   A garagem a calçada são revestidas com material permeável. Quando a água cai, ela é canalizada e armazenada, e depois usada para aguar o jardim.
   A casa é aberta ao público. Os donos do projeto querem popularizar esse tipo de modelo de construção e acreditam que assim é possível baratear os preços da mão de obra e dos materiais. A construção fica até 30% mais cara do que uma comum.
   Quem quiser conhecer de perto a CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, deve se cadastrar no endereço www.casae.basf.com.br ou enviar um email para casae@basf.com. As visitas são gratuitas e monitoradas por um profissional que explicará cada um dos ambientes. A casa está em São Paulo.
   Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/09/casa-economiza-70-de-energia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário