quarta-feira, 26 de junho de 2013

Descoberto o Macaco que Digere Comida Como uma Vaca



Por  em 31.03.2011 as 3:22
   Você já ouviu o nome científico Nasalis larvatus? Lembra algo relacionado a nariz, e com razão: este nome pertence a um primata que em português é chamado de macaco-narigudo. Mas sua aparência bizarra, graças ao enorme nariz, não é a única característica incomum da espécie. Assim como vacas e carneiros, e ao contrário de todos os demais primatas, o macaco-narigudo é um ruminante.
   Regurgitar alimentos é a única estratégia para digerir melhor os alimentos que o ser humano não possui. As espécies ruminantes usam esse procedimento para tirar mais proveitos dos nutrientes, e o macaco-narigudo está incluso nesta categoria.
   A descoberta foi feita por cientistas japoneses, da Universidade de Kyoto. Eles se basearam em observações diretas, através de binóculos e monitoramento por vídeo, de cerca de 200 macacos desta espécie, tomando nota de alguns de seus hábitos.
   Os macacos foram observados ao longo de 11 dias em seu habitat natural, e 23 deles foram observados regurgitando alimentos. A técnica é um pouco diferente das usadas pelas vacas: no caso do macaco, ele força o abdome para que a comida volte, faz pressão na garganta e puxa a comida com a mão, mantendo-a na boca. Pode parecer nojento, mas os cientistas garantem que é eficaz. [LiveScience]
   Fonte: http://hypescience.com/descoberto-o-macaco-que-digere-comida-como-uma-vaca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário