sábado, 9 de março de 2013

Gorila das Montanhas em Alto Risco De Extinção


   Os dados são alarmantes. No total existem apenas cerca de 700 GORILAS DE MONTANHA NO MUNDO. Pelo menos 370 habitam - ou habitavam - o Parque Nacional de Virunga. Karema (um gorila) pertencia a uma família de gorilas acostumada com as visitas de turistas. Quando os gorilas se familiarizam com a presença humana, tornam-se alvos fáceis para os rebeldes.
   O Parque Nacional de Virunga, onde se situa a Montanha dos Gorilas, se localiza a sudeste da República Democrática do Congo e faz fronteira com Uganda e Ruanda. A parte da montanha pertencente ao Congo é a mais vulnerável.
   Gorilas não costumam ter comportamento violento. Ao se sentirem ameaçados, urram e batem no peito para afugentar o agressor. Só quando a técnica não funciona, partem para um confronto corporal. Nesse meio tempo, os caçadores se aproveitam da situação para atirar e abater os animais.
   A reprodução dos gorilas se assemelha muito à do homem. Eles não têm relações sexuais com membros de sua própria família, como filhos, mãe, irmãos. Portanto, um gorila precisa arranjar um parceiro ou parceira que pertença a um outro grupo.
   O número limitado de gorilas na região pode representar dificuldade para a formação de casais e, conseqüentemente, para a reprodução da espécie. Vegetarianos, tranquilos, vivendo em pequenas comunidades no alto das montanhas, os gorilas não representam qualquer ameaça às populações que vivem na região.
   Vários fatores ameaçam seriamente a existência dos gorilas de montanha: além da caça ilegal e dos conflitos militares, ocorre uma destruição do seu habitat pelo desmatamento. Ocasionalmente, alguns gorilas são consumidos como fonte de proteína na dieta da população e partes de seus corpos são vendidas como troféus no mercado negro. Atualmente, eles têm sido vítimas de conflitos humanos. 
   "A Montanha dos Gorilas enfrenta um enorme perigo, bem como os guardas florestais que tentam protegê-la. Eles precisam de ajuda e suporte. Nós não acreditamos que os rebeldes estejam mirando os gorilas. Eles apenas habitam umas das áreas consideradas importantes para os grupos armados", afirma Emmanuel de Merode, diretor do Wildlife Direct.
   Conflitos étnicos e pobreza são cenas comuns na África. Mas as milícias que combatem nas montanhas constituem a maior causa dos massacres de gorilas. "Se esses ataques continuarem, os animais que vivem na área congolesa da Montanha dos Gorilas serão extintos rapidamente", completa Merode.
   Vamos tentar salvá-los antes que seja tarde demais! Eles precisam de nossa ajuda! Tentem repassar essas informações para todos os lugares possíveis!
   Fonte: http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/unesco-planeta/gorilas-de-montanha-a-beira-da-extincao

Um comentário:

  1. Oi Ravena, tudo bem? Gostava de saber porque os gorilas vivem em locais altos e o que tem a ver com a evolução/adaptação deles. Obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir