segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As Camadas da Terra

   O planeta Terra, em toda sua dimensão esférica, possui várias camadas que variam quanto à sua composição química e física. Elas estão divididas em:
  • Crosta terrestre: Essa é a camada externa e mais fina da Terra. Também chamada de litosfera, a crosta é composta por rochas e minerais. É também nela que os seres humanos e a natureza desenvolvem a vida. A crosta terrestre é dividida em duas partes: A crosta oceânica e crosta continental. A oceânica fica abaixo dos oceanos e mares e a continental fica em cima das águas, formando assim, os continentes e ilhas.
  • Manto: É camada que fica no meio e é formada por rochas sólidas, porém, quando fica com condições especiais, pode se transformar em uma massa pastosa e quente. Assim, ela se chama magma.
  • Núcleo: Esta camada é o centro da Terra e subdividida em duas partes: Núcleo externo e núcleo interno. O externo possui uma massa mais pastosa, já o externo é menos pastoso. Os dois são compostos por principalmente ferro e níquel e tem temperaturas muito elevadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário