quinta-feira, 31 de julho de 2014

Clonagem: Os Dois Lados da Moeda


   Clonagem é um processo natural ou artificial onde são produzidos organismos geneticamente iguais. É como uma reprodução assexuada, pois não ocorre troca de gametas entre indivíduos.
  Suas vantagens são que há muito esperança em relação à cura de doenças. Usando a clonagem terapêutica, consegue-se produzir células de órgãos ou órgãos inteiros, salvando vidas e diminuindo a constância de transplantes. Espécies em risco de extinção poderiam ser clonados.
   Mas não devemos esquecer dos riscos da clonagem. Vários médicos poderiam simplesmente cobrar o serviço com taxas extremamente altas. Mas os clones podem ter envelhecimento precoce (como correu no caso da ovelha Dolly, um dos animais mais conhecidos por serem clonados) já que são originados de uma célula adulta. Então faço a pergunta: Pra quê pagar caro, para uma coisa que demora pouco?
   Devemos lembrar que a individualidade da pessoa é completamente invadida, pois téria uma cópia sua "andando por aí".
   Vale também ressaltar os aspectos éticos. Com o tempo, a clonagem pode se tornar motivo de comércio e passar dos limites. O custo para a técnica ficará cada vez mais alto, ou seja, poucas pessoas terão acesso.
   Ao meu ver, a clonagem pode ser utilizada contanto que a maioria da população aceite e visando novas tecnologias, não somente lucrar.
   Sou a favor da clonagem em relação à saúde, mas totalmente contra à clonagem humana, pois pode invadir a privacidade das pessoas, fazer muitas delas perderem uma quantidade gigantesca de dinheiro (pois o custo seria muito alta e tenderia a sempre aumentar) e se tornar algo para comércio.
   Cada coisa tem seus limites, e se a clonagem passar deles, o mundo poderá ser mais ruim do que já é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário