ONG contrata laboratório para investigar poluição no rio Poti
AS DENÚNCIAS SÃO DE QUE O CHAMADO "CHORUME" DOS LIXÕES ESTARIAM POLUINDO E MANTANDO RIO POTI NO TRECHO DO PIAUÍ.
A organização não governamental Olho Aberto anunciou, a contratação de laboratório para investigar a qualidade das águas do rio Poti. A entidade recebeu denúncia formal informando que o responsável pela poluição é o lixo de Teresina.
O chamado chorume, substância expelido pelo tecido adiposo da banha de origem animal, que cai diretamente nas águas do rio, além dos esgotos residenciais e industriais que não recebem tratamento adequado são apontados como principais poluentes.
A partir da denúncia, a ONG contratou empresa para realizar um estudo nas águas do rio. Amostras serão coletadas em diferentes pontos de Teresina.
“Por questão de isenção, não divulgaremos inicialmente o nome da empresa contratada. Não se trata de laboratório local. Ao receber os laudos, anunciaremos resultado”, informa Patrícia Medeiros, membro da Olho Aberto.
Se confirmada a denúncia, a entidade encaminhará laudo para o Ministério Público e órgãos do Meio Ambiente, a fim de cobrar providências cabíveis.
O intuito da pesquisa é comprovar que o lixão é o responsável pela contaminação do rio Poti, notificando a Prefeitura de Teresina, a fim de que desative o lixão existente e construa um Centro de Tratamento de Resíduo. A Agespisa também será notificada.
Obs: Para acessar a fonte, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário