sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Impactos na Contrução de uma Usina Hidrelétrica

   Usinas hidrelétricas são boas pois não poluem e permitem a redução do efeito estufa, mas elas tem um problema: sua construção traz impactos ao meio ambiente.
   De acordo com a organização "Movimento dos Atingidos por Barragens", essas usinas já tiveram que mudar as casas das pessoas e animais como a de Sobradinho, que fez com que 70 mil pessoas que viviam perto dali, se mudarem e a usina de ITAIPU, que áreas onde viviam animais foram devastadas (mas ainda bem, todos foram resgatados da inundação).
   Mesmo assim, as usinas hidrelétricas continuam sendo energias limpas e que ajudam o meio ambiente.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Desmatamento

   Desmatamento. Uma palavra com um significado horrível. Cortam árvores para fazer casas, prédios, monumentos e esquecem de reflorestar. Também esquecem que um dia as árvores irão se acabar. E por isso, esquecem que se ela acabar não tem mais recursos naturais. Sem recursos naturais, não dá para construir nada.
   E ainda mais, isso não acontece só com as árvores. Também ficam com o mesmo pensamento e usam até demais o petróleo e por causa disso ele irá acabar daqui a poucos anos.
   Por isso que eu criei este blog, para fazer as pessoas ajudarem o planeta porque ele não é descartável, se tivermos forças podemos melhorá-lo desligando luzes que não precisam, plantando uma árvore, não desperdiçando água, reutilizando coisas que iam ser jogadas no lixo pois: PEQUENAS AÇÕES FAZEM GRANDE DIFERENÇA.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As Camadas da Terra

   O planeta Terra, em toda sua dimensão esférica, possui várias camadas que variam quanto à sua composição química e física. Elas estão divididas em:
  • Crosta terrestre: Essa é a camada externa e mais fina da Terra. Também chamada de litosfera, a crosta é composta por rochas e minerais. É também nela que os seres humanos e a natureza desenvolvem a vida. A crosta terrestre é dividida em duas partes: A crosta oceânica e crosta continental. A oceânica fica abaixo dos oceanos e mares e a continental fica em cima das águas, formando assim, os continentes e ilhas.
  • Manto: É camada que fica no meio e é formada por rochas sólidas, porém, quando fica com condições especiais, pode se transformar em uma massa pastosa e quente. Assim, ela se chama magma.
  • Núcleo: Esta camada é o centro da Terra e subdividida em duas partes: Núcleo externo e núcleo interno. O externo possui uma massa mais pastosa, já o externo é menos pastoso. Os dois são compostos por principalmente ferro e níquel e tem temperaturas muito elevadas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

24 de Novembro: Dia do Rio

   É muito preocupante a atual situação dos cursos d' água do Brasil, em especial dos nossos rios que abastecem as comunidades, irrigam as plantações de alimentos, produzem peixes e outros organismos aquáticos, facilitam o transporte de grãos, combustíveis e abastecem milhares de cidades pelas hidrovias, oferecem pontos de lazer, recreação e pesca para as populações ribeirinhas, etc.
   Segundo estudos muito bem feitos e confiáveis, de organizações sérias como a CNBB, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Trata Brasil, Atlas do IBGE e relatórios da ANA - Agência Nacional das Águas, mais de 70% de nossos cursos d'água, de superfície e subterrâneas apresentam algum tipo de poluição e contaminação por esgotos sem tratamento (residências e industriais), resíduos sólidos (lixo), metais pesados (de empresas, chorume de lixões e garimpos irregulares), além de vários outros elementos que são jogados em seus leitos.
   Não polua os rios! Vamos ajudar quem nos ajuda! 
Fonte:
http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/11/comunicadores-jornalistas-educadores.html
Entre também em:
http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

12 Dicas para Contribuir com a Sustentabilidade

   Consegui 12 dicas para você colocar em prática, contribuir com a sustentabilidade, e transformar o mundo num lugar melhor de se viver.
  1. Compre somente o que for necessário e reutilize tudo o que der.
  2. Utilize o máximo possível o transporte coletivo.
  3. Use sacolas retornáveis.
  4. De preferência a bens duráveis, retornáveis e recicláveis.
  5. Não jogue produtos como a tinta, óleo combustível, nem óleo de cozinha diretamente ao solo.
  6. Não faça muito barulho, evitando sons altos e também não piche muros ou paredes.
  7. Leve pilhas usadas a postos de coleta.
  8. Evite desperdícios quando estiver na mesa.
  9. Não use embalagens descartáveis, como as de plástico ou isopor.
  10. Use detergente biodegradável.
  11. Não desperdice energia e nem sequer água!
  12. Seja curioso, buscando informações sobre os impactos sociais e ambientais criados pela produção, consumo e pós-consumo dos produtos que você e sua família consomem. 
   Vamos ajudar o planeta para que ele seja sustentável!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Lazer ou Esporte?: Organize-se

   Ricos ou pobres, pretos ou brancos, todos temos alguma coisa em comum: nossas 24 horas. Não podem ser encurtadas nem estendidas, mas sim usadas da forma certa, dividindo- as em trabalho, atividade física, descanso, etc. Ás vezes queremos tanto fazer uma coisa que esquecemos da atividade física e de ajudar o meio ambiente.
   Por exemplo: Você quer ver tanto um filme que esquece que aquela hora é de fazer algum esporte ou atividade física. Pensamos: A academia pode esperar, o filme não!
   Quando colocamos isso na cabeça, queremos fazer isso mais e mais vezes e esquecemos de fazer coisas muito mais importantes como aguar as plantas, descansar, ter uma boa alimentação e fazer algum esporte. Dessa forma você se prejudica por isso tem algumas dicas para você se organizar melhor:

  1. Não agende mais compromissos do que você pode cumprir.
  2. Sempre reserve algum tempo para imprevistos.
  3. Quando for fazer alguma coisa lembre-se: "eu preciso mesmo fazer isso?"
   Algumas vezes até não tem problema ter uma má alimentação, não fazer esporte um dia ou outro, mas fazer isso todos os dias, prejudica principalmente você! Não só pense no lazer nem no esporte, mas sim nos dois, organizando-se.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os Continentes

   O homem subdividiu o planeta em continentes e em cada um deles há um ponto especial. Aqui segue algumas informações sobre todos os continentes da Terra.
  • AMÉRICA:
 Ela é o continente mais extenso de norte a sul e é o segundo maior continente do planeta, em relação a área territorial. Os Estados Unidos e Canadá possuem grande industrialização e uma agricultura na maioria das vezes mecanizada e produtiva. Ambos lugares oferecem ótima qualidade de vida para maior parte da população. Os outros países da América não são assim. Por mais que o México, Brasil, Argentina e o Chile possuam grande parte industrializada e produção agropecuária boa, tem ainda grandes desigualdades sociais. No Haiti, Equador, Bolívia e Guatemala a agricultura e extração de minérios ainda são as principais atividades econômicas e a pobreza é marcante.
  • ÁFRICA: 
Esse continente é o que possui mais países dentro dele. Alguns desses, como a Etiópia, a Somália e Serra Leoa, são um dos países que tem mais miséria no mundo todo, com problemas de fome e vários tipos de doenças. A pobreza é tão grande que estima-se que milhões de africanos vivam com menos de 1 dólar por dia. Mesmo assim, existe algumas regiões que são ricas em vários fatores como ouro, diamante, petróleo. A industrialização só existe em poucos países como África do Sul e Egito. A África apresenta grande variedade de paisagens naturais.


  • EUROPA:
A Europa é um continente de grande importância na história: foi ela que colonizou a maioria dos países da América, África e Ásia, espalhando as suas línguas, crenças e cultura. Nela se garante boa qualidade de vida para a maioria da população, porém também existe problemas sociais no continente, como conflito por causa de culturas e religiões diferentes além de pessoas viverem na pobreza. 


  • ÁSIA:
O continente asiático é o maior em área territorial, concentrando 60% da população do planeta. Lá, também é onde tem os países com maior população: China e Índia. Alguns países tem grande desenvolvimento industrial como Japão e Coréia do Sul, mas a maioria deles é pobre e sofre grandes problemas sociais. O sul e sudeste da Ásia são áreas muito instáveis pois apresentam muitos terremotos, tsunamis e vulcões, trazendo muitas tragédias para a população.


  • OCEANIA:
Esse continente é formado pelo território Austrália, grandes ilhas como Nova Zelândia e Papua Nova Guiné e muitas pequenas ilhas. Dois desses continentes possuem boa qualidade de vida: a Austrália e Nova Zelândia, os outros apresentam economia ainda na agricultura, pesca e turismo e são considerados pobres.
  • ANTÁRTIDA:
A Antártida esta localizada no local mais frio 
do mundo: o extremo sul do planeta. Sobre esse continente encontra-se uma enorme camada de gelo, com aproximadamente 2 quilômetros de espessura e que concentra cerca de 70% da água doce do mundo. A Antártida não tem população fixa por causa da frieza do continente, só quem vai lá são cientistas, seus familiares e turistas que vão lá no verão. Em geral, os cientistas vão lá, fazem suas pesquisas passando 12 meses e depois são substituídas por outro grupo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Indo para o Forte dos Reis Magos...

   Eu fui um dia para o Forte dos Reis Magos, e indo para lá,vi a Ponte Newton Navarro e o rio Potenji. Tudo nesse caminho era e ainda é muito bonito principalmente quando está no final da tarde e tem aquele belo pôr-do-sol.
   Eu tirei algumas fotos e ficaram fantásticas. Vocês podem ver abaixo.
   O Forte tem uma história completa. Ela aconteceu assim:
    Se chama Forte dos Reis Magos por ser fundada no dia dos Reis Magos, e tem o formato de estrela significando os Reis Magos seguindo a estrela para se encontrar com Jesus. O Forte dos Reis Magos, localiza-se na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
Pôr do Sol com a Ponte Newton Navarro, Natal, 2012.




Bioma dos Manguezais, Natal, 2012. 




Bioma dos Manguezais, Final do Pôr do Sol com parte do Forte dos Reis Magos, 2012.


Rio Potenji, 2012.







Forte dos Reis Magos, 2011.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Restam só 7%

   Gente,
   Queria comunicar que no Brasil de toda a plantação que existia da Mata Atlântica, quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui, só restam somente 7%.
   QUE ABSURDO!
   Agora imagine que nós voltamos no tempo e tem todo o 100% (no caso a área já era um pouco desmatada, temos que recordar que os índios moravam lá muito antes de Pedro Álvares Cabral chegar).

   Os portugueses queriam ganhar dinheiro com as árvores, várias pessoas quiseram fazer suas casas, iniciou a construção de cidades, plantações, comércio externo (e interno!) até que atualmente só ficou 7% de uma mata inteira! E já decidiram desmatar ainda mais nos restando somente 3%.
   Quero dizer, em um pouco mais de 500 anos iremos cortar 97% de toda a Mata Atlântica!
   Vamos nos tocar dos nossos atos (já que é basicamente inevitável não ser capitalista no Brasil) e começar a PRESERVAR O POUCO QUE AINDA NOS RESTA.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Baobás

Aqui estão dois baobás da África. Eles são muito famosos lá, o encontramos em todo canto, mas em outros lugares não. Aqui segue dois baobás que ficam no Brasil.
Os baobás são muito grandes e para dar a volta ao redor desse precisa de aproximadamente 20 pessoas!
Baobá da Nísia Floresta, Escola Agrícola.






Esse baobá, ninguém pode pegar pois ele fica "preso", mas continua sendo bonito. 
Baobá de Natal.







terça-feira, 18 de setembro de 2012

Reutilização de Garrafa PET (1)

   A garrafa PET é muito utilizada em todos os lugares, mas é pouco reciclada. Com ela, pode-se fazer quase tudo, é só ter vontade!
Eu peguei fotos de como reutilizar a garrafa:

  Cortina: Tire a parte de baixo da garrafa, modele, pendure e pronto! Fica essa maravilha natural!
 Como gotejador: Maneira de aguar as plantas e fazer outra coisa ao mesmo tempo.


 

Vasilha: Para guardar feijão, arroz etc.



 Lembrancinha de aniversário: Corte duas partes de baixo da garrafa.


 Luminária: com o começo da garrafa PET.


 Luz: Uma obra-prima lindíssima sustentável!


 Lugar para colocar plantas: Só cortar o meio da garrafa e colocar areia.


 Parede: Nessa imagem, pegaram várias garrafas PET, colocaram areia nelas e fizeram ela de parede.


 Cabide com a garrafa: Pegue duas garrafas e coloque no cabide.


 Para guardar o dinheiro: Usa-se a parte de cima de uma garrafa PET Guaraná e depois enfeita.


 Porta- jornal: Cola a garrafa inteira na parede e por cima, "prende" o jornal.


 Chuveiro: Faça furos no final da garrafa e pronto! Tenha um chuveiro sustentável!


 Reutilizar a água da chuva: Enquanto chove, fica um barulho bem bonito e pode usar a água que cair para aguar as plantas, lavar a louça etc.


 Porta- lápis: Tire a parte de cima, enfeite e coloque os lápis dentro!


  Segurar os fios: Corte a parte do meio da garrafa PET.


 Sofá e centro: Junte várias garrafas e coloque umas em cima da outras, do lado e atrás até parecer com o que deseja.

domingo, 2 de setembro de 2012

O Lixo Urbano

   Todas as cidades produzem muito lixo diariamente. Todos precisam ter muitos cuidados pois se não, a população pode ter prejuízos. O lixo coletado pode ter vários destinos diferentes:
  • DEPÓSITOS A CÉU ABERTO: Esse é o chamado lixão, onde colocam o lixo a céu aberto. Desse modo, pode atrair animais que transmitem várias doenças e além disso, a decomposição desse lixo produz o chorume: um líquido escuro que polui o solo, águas subterrâneas e rios.

  • ATERROS: Nos aterros, colocam-se o lixo em camadas cobertas de terra com o uso de tratores e possuem sistemas de drenagem para captar o chorume.



    • ESTAÇÕES DE INCINERAÇÃO: A incineração transforma o lixo em cinzas e com esse procedimento pode gerar gases poluentes. Quem mais usa esse tipo de destino é o lixo hospitalar pois representa risco de contaminação.


    • ESTAÇÕES DE TRIAGEM: Na triagem o lixo inorgânico, ou seja, papel, plástico, metal e vidro são separados, classificados e tratados. Depois, ele volta para as indústrias e se reaproveita.


    • USINAS DE COMPOSTAGEM: Esse destino processa o lixo orgânico (resto de comida em geral), e o transforma em adubo e gás metano.


    • CURIOSIDADES:
    • Com a falta de saneamento básico e tratamento do lixo no mundo, causa a morte de 5,2 milhões de pessoas por ano, sendo 4 milhões crianças.
    • Somente 8% dos municípios brasileiros tem serviços de coleta seletiva para reciclagem. Mesmo assim, o Brasil é o país que mais recicla latas de alumínio no mundo: em 2003, 89% delas foi reaproveitada.
       A minha opinião sobre em qual lugar devemos colocar o lixo é:
    • Para o lixo orgânico usamos as Usinas de Compostagem;
    • O lixo inorgânico, Estações de Triagem;
    • Para o lixo hospitalar, as Estações de Incineração porque mesmo que produza gases poluentes, podemos nos livrar de doenças com os remédios que já passaram da validade, siringas, etc.
    • Os aterros até podem ser usados, mas só quando o lixo for realmente muito grande e não der em nenhum desses outros três.
       Como dá para perceber tem alguns destinos de lixo que não fazem bem ao meio ambiente e até a nós, humanos. Podemos só usar os que fazem bem a todos, mas porque ainda usam o os Depósitos a Céu Aberto? É mais barato, é mais fácil, etc. Nós, pessoas, temos que mudar isso pois precisamos de um mundo melhor e ele não vai mudar se a gente ficar parado! Temos que reciclar, preservar, mudar o máximo que pudermos para chegarmos a um Mundo Sustentável.