terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os Continentes

   O homem subdividiu o planeta em continentes e em cada um deles há um ponto especial. Aqui segue algumas informações sobre todos os continentes da Terra.
  • AMÉRICA:
 Ela é o continente mais extenso de norte a sul e é o segundo maior continente do planeta, em relação a área territorial. Os Estados Unidos e Canadá possuem grande industrialização e uma agricultura na maioria das vezes mecanizada e produtiva. Ambos lugares oferecem ótima qualidade de vida para maior parte da população. Os outros países da América não são assim. Por mais que o México, Brasil, Argentina e o Chile possuam grande parte industrializada e produção agropecuária boa, tem ainda grandes desigualdades sociais. No Haiti, Equador, Bolívia e Guatemala a agricultura e extração de minérios ainda são as principais atividades econômicas e a pobreza é marcante.
  • ÁFRICA: 
Esse continente é o que possui mais países dentro dele. Alguns desses, como a Etiópia, a Somália e Serra Leoa, são um dos países que tem mais miséria no mundo todo, com problemas de fome e vários tipos de doenças. A pobreza é tão grande que estima-se que milhões de africanos vivam com menos de 1 dólar por dia. Mesmo assim, existe algumas regiões que são ricas em vários fatores como ouro, diamante, petróleo. A industrialização só existe em poucos países como África do Sul e Egito. A África apresenta grande variedade de paisagens naturais.


  • EUROPA:
A Europa é um continente de grande importância na história: foi ela que colonizou a maioria dos países da América, África e Ásia, espalhando as suas línguas, crenças e cultura. Nela se garante boa qualidade de vida para a maioria da população, porém também existe problemas sociais no continente, como conflito por causa de culturas e religiões diferentes além de pessoas viverem na pobreza. 


  • ÁSIA:
O continente asiático é o maior em área territorial, concentrando 60% da população do planeta. Lá, também é onde tem os países com maior população: China e Índia. Alguns países tem grande desenvolvimento industrial como Japão e Coréia do Sul, mas a maioria deles é pobre e sofre grandes problemas sociais. O sul e sudeste da Ásia são áreas muito instáveis pois apresentam muitos terremotos, tsunamis e vulcões, trazendo muitas tragédias para a população.


  • OCEANIA:
Esse continente é formado pelo território Austrália, grandes ilhas como Nova Zelândia e Papua Nova Guiné e muitas pequenas ilhas. Dois desses continentes possuem boa qualidade de vida: a Austrália e Nova Zelândia, os outros apresentam economia ainda na agricultura, pesca e turismo e são considerados pobres.
  • ANTÁRTIDA:
A Antártida esta localizada no local mais frio 
do mundo: o extremo sul do planeta. Sobre esse continente encontra-se uma enorme camada de gelo, com aproximadamente 2 quilômetros de espessura e que concentra cerca de 70% da água doce do mundo. A Antártida não tem população fixa por causa da frieza do continente, só quem vai lá são cientistas, seus familiares e turistas que vão lá no verão. Em geral, os cientistas vão lá, fazem suas pesquisas passando 12 meses e depois são substituídas por outro grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário