segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Casa do Futuro: Economiza 70% de energia

Paredes são substituídas por vidros e sol faz a vez das lâmpadas.

Visitas são gratuitas e monitoradas.

Veruska DonatoSão Paulo
omentários
   A casa do futuro parece uma construção como qualquer outra. O segredo é que ela poupa os recursos naturais como a água e a luz e devolve em economia para o bolso. “A gente chega a reduzir todas as tecnologias juntas e 70% do consumo de energia durante a vida da casa”, explica a gerente de sustentabilidade da BASF Flávia Tozatto.
   As paredes foram substituídas por vidros. O sol faz a vez das lâmpadas. Para reduzir o uso de ar condicionado e de aquecedor, as paredes também receberam uma substância química. “São micro-cápsulas de parafina que são misturadas ao gesso ou a argamassa. Se está muito quente ela se liquefaz e impede que o calor entre. A noite ela volta para o estado sólido jogando calor para dentro do ambiente”, completa Flávia.
   A garagem a calçada são revestidas com material permeável. Quando a água cai, ela é canalizada e armazenada, e depois usada para aguar o jardim.
   A casa é aberta ao público. Os donos do projeto querem popularizar esse tipo de modelo de construção e acreditam que assim é possível baratear os preços da mão de obra e dos materiais. A construção fica até 30% mais cara do que uma comum.
   Quem quiser conhecer de perto a CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, deve se cadastrar no endereço www.casae.basf.com.br ou enviar um email para casae@basf.com. As visitas são gratuitas e monitoradas por um profissional que explicará cada um dos ambientes. A casa está em São Paulo.
   Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/09/casa-economiza-70-de-energia.html

sábado, 28 de setembro de 2013

As Formas das Nuvens


  • Cumulus: São nuvens isoladas que apresentam uma base sensivelmente horizontal, tem contornos bem definidos, uma cor bem branca quando iluminada pelo Sol, provoca chuvas na forma de pancadas, constituídas principalmente por gotículas de água, mas podem conter cristais de gelo no topo.Cumulus





  • Nímbus: Nuvens de grande extensão e base difusa formadas por gotas de chuva, cristais ou flocos de gelo com cor bastante escura.

  • Nimbostratus

  • Cirrus: Nuvens com brilho sedoso, isoladas e formadas por cristais de gelo parecendo convergir para o horizonte.Cirrus


  • Stratus: Nuvem cinzenta que provoca chuvisco. De cor cinza forte, costuma encobrir o Sol ou a Lua. Stratus

    • segunda-feira, 23 de setembro de 2013

      Vírus

       Os vírus são genes móveis que passam de uma célula para outra para se reproduzir. São classificados de uma forma particular principalmente porque não possuem metabolismo.
         Existem três principais hipóteses sobre a origem dos vírus:

      1. Os vírus teriam surgido pelas moléculas de RNA, de forma independente.
      2. Eles teriam derivado de trechos de RNA ou DNA de células e estes conseguiram replicar-se e formar um envoltório proteico protetor.
      3. Eles teriam surgido de células que sofreram regressão, perdendo várias das suas partes características e ficando apenas e com o DNA ou RNA e uma estrutura protetora ao redor.
         Eles podem causar muitas doenças como:

      • Catapora ou Varicela: Ela se transmite pela saliva ou quando a pessoa tem contato com objetos contaminados pelas lesões da pele. A pessoa fica com pequenas feridas no corpo. Podem ser tradas por vacinação.
      • Caxumba: Pode ser transmitida pela saliva, uso de copos, garfos e outros objetos do gênero. O doente tem inflamação nas glândulas salivares. Pode ser tratado com vacinação.
      • Herpes simples: Transmite-se por qualquer contato com objetos usados herpéticos quando feridas estão na fase de manifestação da doença. Pode ter dois tipos:
      • Tipo I: A pessoa fica com bolhas na pele ou boca. 
      • Tipo II: Feridas na região genital e anal. É uma doença sexualmente transmissível. Precisa-se evitar contatos com as feridas e tratar os doentes.
         Além de várias outras doenças.
         Eu encontrei um vídeo no youtube que fala sobre os vírus, sua estrutura, tipos etc.


       
         Qualquer pergunta, dúvida, sugestão, por favor, coloque nos comentários.

      sexta-feira, 20 de setembro de 2013

      A Poluição

         Poluição é qualquer tipo de contaminação do ar, da água ou do solo por quantidades indesejáveis de matéria ou energia, prejudicando a vida. Há vários tipos de poluição:
      Poluição sonora
      Poluição térmica
      • Poluição sonora: Um barulho alto ou grande de aparelhos produz o que chamamos de poluição sonora. Ela pode causar irritação, nervosismo, fadiga etc.
      • Poluição térmica: É o aumento da temperatura da água, provocando alterações. Ele acontece principalmente à ação das usinas elétricas e atômicas. Quando a água esquenta, fungos e bactérias se desenvolvem, causando doenças aos seres vivos aquáticos do local, o levando normalmente à morte. Outro efeito que ocorre com o aumento da temperatura é a diminuição do teor de O². Assim, vários animais não conseguem sobreviver.
      • Poluição do ar
      • Poluição do ar: Pode ser causada pelo aumento da quantidade de gás carbônico, que acentua o efeito estufa causando o aquecimento global, pela introdução de partículas que ficam em suspensão no ar e pela introdução de gases poluentes. Um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o motor a explosão dos automóveis. Indústrias siderúrgicas e as queimadas de florestas também são importantes fontes de poluentes. Além da gasolina, a queima de outro derivado do petróleo, o óleo diesel, e a queima do carvão mineral pelas indústrias também liberam produtos tóxicos na atmosfera. É o caso do dióxido de enxofre e do dióxido de nitrogênio. Eles podem causar as chuvas ácidas.
      • Poluição por elementos radioativos
      • Poluição por elementos radioativos: Eles causam mutações genéticas que podem desencadear doenças, como o câncer, ou até mesmo, a morte. Por isso, as preocupações sobre o que fazer como lixo radioativo e como evitar a sua poluição são extremamente grandes. Os acidentes de Chernobye e de Goiânia não podem ser esquecidos. Eles nos servem como alerta para o grande perigo que os acidentes nucleares podem representar e despertam a atenção para mais um problema a ser resolvido pela humanidade: o que fazer com o lixo radioativo.
      • Poluição por substâncias não- biodegradáveis
      • Poluição por substâncias não- biodegradáveis: Eles não sofrem decomposição, por isso acumulam-se nos tecidos dos organismos e vão se concentrando nas cadeias alimentares, dando problemas.
      • Poluição por derramamento de petróleo
      • Poluição por derramamento de petróleo: Ele acontece principalmente quando navios jogam petróleo no mar. Ele faz manchas no mar e bloqueia a passagem da luz, afetando o clima e a fotossíntese. Os animais aquáticos morrem intoxicados pois o petróleo gruda nos seus corpos.
      • Poluição por eutrofização
      • Poluição por eutrofização: É um processo que o ambiente aquático, ganha muitos nutrientes, causando um multi população de organismos que sugam rapidamente todo o oxigênio do ambiente, fazendo os outros morrerem.

      terça-feira, 17 de setembro de 2013

      MAN

         Este vídeo, feito por Steve Cutts, é uma grande reflexão sobre o que o homem faz com a natureza e o que vai acontecer com ela depois dele destruí-la por completo. Vejam e pensem no que o mundo pode se transformar.

      terça-feira, 3 de setembro de 2013

      Fotos de Curitiba

         Oi gente!
         Há um tempo atrás eu fiz uma viagem à Curitiba, por isso vou compartilhá-las com vocês. 
         Curitiba, também é chamada de "Cidade das Flores" e você vai perceber quando vir estas imagens.
      Lá, em todo lugar que se passa tem uma árvore.

      Aqui é uma foto de um dos mil e um bosques que se tem em Curitiba.

      Bosque Alemão.

      Árvores do Bosque Alemão.

      Aqui é em um shopping de Curitiba. Até dentro de shoppings eles colocam árvores!

      O bioma predominante de Curitiba é a Mata das Araucárias, pois há muitas Araucárias. Aqui é uma foto delas, onde você encontra em toda cidade. Também são chamadas de Pinheiro-do-paraná.



      Aqui é em outro bosque da cidade, com vegetação de pinheiros, predominante a Mata das Araucárias.




      Toda rotatória ou espaço entre as ruas de Curitiba tem flores.












      Foto de um parque da cidade. As fotos a seguir são do mesmo.