quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lixo, um Problema Global

   Uma questão gritante na nossa sociedade, e que muitas vezes não nos damos conta, é o fator lixo. Mesmo parecendo inusitado, a redução do lixo pode acabar com muitos dos problemas do planeta, como o aquecimento global, entre outros, e para essa redução, fazer pequenas coisas pode se transformar em atos supervalorizados.


   É com essa concepção que quero lhe mostrar algumas maneiras importantes e fáceis de se tomar para a diminuição do lixo:

  1. Compre só o que você garante que vai usar. Tenha um planejamento prévio para comprar a quantidade necessária para o consumo. Isso pode evitar desperdícios e reduzir a geração de resíduos.
  2. Use sempre os dois lados de um papel e a impressora apenas quando necessário.
  3. Sempre que possível, substitua e/ou elimine os copos descartáveis.
  4. Ao comprar produtos, prefira os com menos embalagens. Para evitar potes e recipientes desnecessários, produtos a granel são os mais indicados. Compre produtos não descartáveis e que possuam refil, afim de produzir menos resíduos.
  5. Tente fazer produtos em casa. Fazer pães e bolos em casa, por exemplo, evita várias embalagens da panificadora.
  6. Dê preferência às embalagens retornáveis, pois evita que uma quantidade de lixo seja gerada desnecessariamente.
  7. Ao invés de usar sacolas plásticas normais, comece a utilizar sacolas retornáveis para carregar suas compras. PS: Em muitos supermercados vendem esse tipo de sacola.
  8. Se não encontrar maneiras de economizar embalagens nas compras, use a criatividade reutilizando os produtos para fins úteis como potes para guardar mantimentos, decoração e embalagens de presente.
  9. Roupas e sapatos que você não quer, mas que estão em bom estado, podem ser doados ou reutilizados, modificando sua aparência ou finalidade.
  10. Busque alternativas para reduzir o peso de seu lixo. Retirar o líquido presente nas embalagens é fundamental, pois boa parte do resíduo recolhido pelos caminhões é água. As cascas de alimentos e o pó de café, por exemplo, podem ser reutilizados como adubo para vasos e jardins;
  11. Outra dica para reduzir o volume do lixo doméstico é preferir embalagens que possam ser compactadas. Desmontar caixas longa vida e de papelão e comprimir as embalagens sempre que possível é uma maneira de aumentar a capacidade de cada caminhão. Muitas vezes, um caminhão de coleta que pode comportar seis toneladas, carrega apenas três toneladas
  12. Apenas plásticos, vidros, metais e papéis devem ser descartados no Lixo que não é Lixo. É importante que estes resíduos sejam colocados para coleta no dia certo em que o caminhão passa naquela região. Caso contrário, será recolhido pela coleta de lixo orgânico, inutilizando o trabalho de separação.
   Fontes: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pequenas-atitudes-podem-diminuir-producao-de-lixo-da-cidade/32655
 
   Em São Francisco, EUA, cerca de 75% do lixo não é mais encaminhado à aterros sanitários, e até turistas que visitam a cidade, são obrigados por lei a economizarem e prestarem atenção no lixo feito pelos mesmos. Se tomarmos atitudes que mesmo pequenas, sejam válidas, já estamos contribuindo. Os atos que fazemos e decidimos tomar, não são só para ajudar o meio ambiente, mas também contribuem para a nossa vida na Terra! Mas mesmo assim, devemos lembrar logo, gentileza GERA gentileza!