quinta-feira, 31 de julho de 2014

Clonagem: Os Dois Lados da Moeda


   Clonagem é um processo natural ou artificial onde são produzidos organismos geneticamente iguais. É como uma reprodução assexuada, pois não ocorre troca de gametas entre indivíduos.
  Suas vantagens são que há muito esperança em relação à cura de doenças. Usando a clonagem terapêutica, consegue-se produzir células de órgãos ou órgãos inteiros, salvando vidas e diminuindo a constância de transplantes. Espécies em risco de extinção poderiam ser clonados.
   Mas não devemos esquecer dos riscos da clonagem. Vários médicos poderiam simplesmente cobrar o serviço com taxas extremamente altas. Mas os clones podem ter envelhecimento precoce (como correu no caso da ovelha Dolly, um dos animais mais conhecidos por serem clonados) já que são originados de uma célula adulta. Então faço a pergunta: Pra quê pagar caro, para uma coisa que demora pouco?
   Devemos lembrar que a individualidade da pessoa é completamente invadida, pois téria uma cópia sua "andando por aí".
   Vale também ressaltar os aspectos éticos. Com o tempo, a clonagem pode se tornar motivo de comércio e passar dos limites. O custo para a técnica ficará cada vez mais alto, ou seja, poucas pessoas terão acesso.
   Ao meu ver, a clonagem pode ser utilizada contanto que a maioria da população aceite e visando novas tecnologias, não somente lucrar.
   Sou a favor da clonagem em relação à saúde, mas totalmente contra à clonagem humana, pois pode invadir a privacidade das pessoas, fazer muitas delas perderem uma quantidade gigantesca de dinheiro (pois o custo seria muito alta e tenderia a sempre aumentar) e se tornar algo para comércio.
   Cada coisa tem seus limites, e se a clonagem passar deles, o mundo poderá ser mais ruim do que já é.

sábado, 26 de julho de 2014

National Geographic


   National Geographic é muito conhecida por seu canal na televisão (NatGeo). Mas existe também uma versão em revista, tratando dos mesmos assuntos do canal na qual eu recomendo. Por exemplo, na revista de Maio de 2014 teve a manchete da imagem à esquerda.


   Em muitos assuntos, a NatGeo trata de assuntos ambientais, além da Natureza Espacial, e principalmente a Científica. Ela se encontra em qualquer revistaria ou livraria e sempre com assuntos muitos interessantes. ;)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Milhares de pessoas fazem fila para ver a gigante e rara Flor-Cadáver

Planta floresce uma vez a cada 10 anos e fica aberta apenas 72 horas. Exemplar floresceu no Jardim Botânico de Nantes, na França.

   Pessoas olham planta conhecida como flor-cadáver, no jardim botânico na cidade de Nantes, na França, nesta segunda-feira (30) (Foto: AFP Photo/Jean-Sebastien Evrard )Pessoas olham planta conhecida como flor-cadáver, no jardim botânico na cidade de Nantes, na França, nesta segunda-feira (30) (Foto: AFP Photo/Jean-Sebastien Evrard )
   Milhares de curiosos enfrentaram longas filas na cidade francesa de Nantes, para visitar a rara e enorme planta conhecida como flor-cadáver, que floresce apenas uma vez a cada década.
   A flor, com forma de falo e um odor forte de carne podre que lhe rendeu o apelido, é a maior do mundo, podendo chegar a até 3 metros de altura. A de Nantes mede 1,6 metro. Mais de 2 mil pessoas correram para ver a Amorphophallus titanum, no Jardim Botânico da cidade.
   Ela aparece apenas uma vez a cada dez anos, e sua florescência dura 72 horas.
   Original de Sumatra Ocidental, a planta é cultivada em muitos jardins botânicos. O exemplar de Nantes chegou em 2012. "É uma flor bonita, bem desenhada, bem estruturada", afirmou o visitante Christian Hamon.
   Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/06/milhares-de-pessoas-fazem-fila-para-ver-a-gigante-e-rara-flor-cadaver.html
 Mulheres examinam flor-cadáver, que abriu em jardim botânico de Nantes nesta segunda-feira (30) (Foto: AFP Photo/Jean-Sebastien Evrard)Mulheres examinam flor-cadáver, que abriu em jardim botânico de Nantes nesta segunda-feira (30) (Foto: AFP Photo/Jean-Sebastien Evrard)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

13 Coisas que Você não Sabia Sobre a Água

 

   Nessa apresentação do Planeta Sustentável, mostra várias coisas em que não nos preocupávamos (pois não sabíamos...) sobre a água. Acesse o link e descubra mais sobre a água:


Para uma introdução, digo logo quais são as coisas:
  1. Você pode participar deste debate.
  2. A água dura para sempre.
  3. A melhor forma de economizar a água é comendo melhor.
  4. A água ajuda a aprender mais.
  5. Metade dos municípios brasileiros usa água subterrânea.
  6. A água já causou muitas guerras.
  7. No mundo, mulheres andam 6 km por dia para conseguir água.
  8. Há mais de 300 rios invisíveis só em São Paulo.
  9. De cada dez litros de água tratada, quase quatro se perdem por vazamentos e fraudes.
  10. Todo lixo jogado na rua vai parar nos mares.
  11. Plantar árvores salva rios.
  12. Cabelo e pelo de animais causam entupimentos nas estações de tratamento de esgoto.
  13. O aquecimento global muda a chuva de lugar.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Calendário Ambiental do Mês de Julho



   Aqui segue os dias do mês de julho em que há comemorações ambientais:
02 - Dia Nacional do Bombeiro
08 - Dia Nacional da Ciência
10 - Aniversário de criação do Fundo Nacional do Meio Ambiente
12 - Dia do Engenheiro Florestal
13 - Dia do Engenheiro Sanitarista
17 - Dia de Proteção às Florestas
25 - Dia do Colono
28 - Dia do Agricultor