sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Escolas de Samba Também Estão Preocupadas com a Sustentabilidade

Questão ecológica é tema do enredo da Império de Casa Verde. Unidos da Tijuca reaproveita o lixo na construção de carros alegóricos.

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/files/arquivo/1201123165683_133.jpg
                   "Sustentabilidade - Construindo um Mundo Novo" é o enredo da 
Império de Casa Verde para o carnaval deste ano em São Paulo. A 
escola traz o “verde” no nome e tem como símbolo um dos animais 
mais ameaçados de extinção no mundo: o tigre. Desta vez, ela quer 
mostrar em detalhes como é possível fazer um desfile inteligente no 
uso dos recursos. “O alumínio também brilha como uma lantejoula 
se bem usado. A cor de uma pena tingida pode se transformar em 
um canudo de refrigerante. Você pode produzir com uma matéria-
prima barata e reciclada coisas maravilhosas", explica Alexandre Louzada,
carnavalesco da escola de samba.
   Esse tipo de preocupação também está nas escolas do Rio de Janeiro, conhecido pelos desfiles surpreendentes. O bicampeão do grupo especial, Paulo Barros, também inova nos bastidores da Unidos da Tijuca. Foi ele quem determinou o reaproveitamento de todos os materiais no barracão. “Eu já fiz carnaval com garrafa PET, latinha de cerveja, bambu, pano velho e resto de tecido. Se você pegar esse material e reciclar, o sabor é muito maior. Você tem o prazer de utilizar um material que, a princípio, aparentemente não servia para nada. Ver isso se transformar em arte é muito gratificante”, conta Barros.
   O almoxarifado definitivamente não é o lugar mais bonito de uma escola de samba, mas na Unidos da Tijuca é o ponto de partida de alguns carnavais memoráveis. 25% de tudo o que se vê na avenida são feitos de materiais reutilizados de carnavais passados, como plumas de avestruz. O reaproveitamento de adereços, por exemplo, foi responsável por uma economia de R$ 250 mil no orçamento da escola.
   Logo na primeira saída da tradicional banda de Ipanema, 148 foliões foram multados em flagrante jogando lixo no chão. E que tal um bloco certificado ambientalmente com os mesmos padrões exigidos para eventos sustentáveis no mundo inteiro? Esse é o próximo desafio do "Vagalume: o Verde", que sai há dez anos no rio. A agremiação quer ser a primeira do gênero no mundo com selo verde. O bloco já faz a coleta seletiva de lixo, usa materiais recicláveis em fantasias e adereços e compensa o carbono emitido com o plantio de árvores. Será que o Carnaval tem alguma chance de um dia ser considerado uma festa sustentável? É possível que não, mas tem gente por aí trabalhando por isso.
   Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/02/escolas-de-samba-tambem-estao-preocupadas-com-sustentabilidade.html (Neste mesmo link tem um vídeo falando sobre isso).

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Estado de Conservação da Flora e da Fauna do Brasil Será Reavaliado

Animais e vegetais serão reclassificados seguindo padrão internacional. Objetivo é elevar proteção e cumprir meta que reduz ameaça a espécies.

Exemplar de onça-pintada que vive em fazenda de Goiás; foco de ONG é tratar e readaptar animais desta espécie antes deles retornarem à natureza (Foto: Evaristo Sa/AFP)A onça-pintada é um dos animais classificados como 'ameaçados' no Brasil. Com a mudança, deverá se enquadrar em uma das novas categorias do sistema internacional  (Foto: Evaristo Sa/AFP)
   O país tem atualmente três listas distintas, duas para animais (vertebrados e invertebrados) e outra para plantas, que separam as espécies apenas em ameaçados ou não. O Brasil vai reavaliar o estado de conservação de todas as espécies de sua fauna e flora com o objetivo de produzir uma nova lista de animais e vegetais ameaçados com padrão internacional. Os dados devem auxiliar na implantação de planos mais eficazes de proteção.
   Nesta quarta-feira (5), o Ministério do Meio Ambiente publicou portaria no Diário Oficial da União instituindo o Pró-Espécies, programa que nomeia o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro como responsáveis pela nova classificação.
   De acordo com o ICMBio, até 2013 o Brasil tinha 627 animais ameaçados. Já um levantamento do Jardim Botânico que avaliou 4.617 espécies de vegetais, afirma que 2.118 (45,9% delas) receberam essa classificação.
   Vejam as novas classificações:

  • Extinta
  • Extinta na natureza
  • Criticamente em perigo
  • Em perigo
  • Vulnerável
  • Quase ameaçada de extinção
  • Menos preocupante
  • Dados insuficientes
  • Não aplicável
  • Não avaliada

   Agora, haverá a subdivisão dos organismos analisados em categorias como criticamente em perigo (correm risco extremamente alto de extinção na natureza), vulnerável (quando há alerta de risco) e menos preocupante (quando não há algum perigo à espécie).
   Esse padrão já é utilizado por outros países, como a União Internacional para Conservação da Natureza, a IUCN, órgão ligado às Nações Unidas e que concentra informações sobre a fauna e flora do planeta, além de possuir a Lista Vermelha, com dados sobre espécies em risco.
   “O maior ganho disso é que teremos graus de ameaças. Isso vai melhorar nas ações de preservação, principalmente de espécies com grau de ameaça mais alto”, explica Carlos Scaramuzza, diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.
   Ele explica, por exemplo, que poderão ser beneficiadas imediatamente espécies que vivem na região do “arco do desmatamento", faixa territorial que mais sofre com a degradação na Amazônia Legal que vai de Rondônia, passa por Mato Grosso, e segue até o Pará.
   A meta é concluir o diagnóstico até dezembro deste ano e lançar as listas, no máximo, até 2015.
   Essas medidas, segundo Scaramuzza, vão ajudar o Brasil a cumprir com as metas nacionais de Biodiversidade, previstas na Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CBD), que foram divulgadas em 2013.
   Segundo elas, o país pretende até 2020 reduzir em 50% em relação às taxas de 2009 a perda de ambientes nativos e, na medida do possível, zerar a degradação e fragmentação dos biomas.
   Até o mesmo ano, o risco de extinção de espécies ameaçadas terá sido reduzido significativamente, “tendendo a zero, e sua situação de conservação, em especial daquelas sofrendo maior declínio, terá sido melhorada”.
   Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/02/estado-de-conservacao-da-flora-e-fauna-do-brasil-sera-reavaliado.html

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Mais 400 Espécies são Adicionadas à Lista Global de Ameaçadas de Extinção

Cerca de 400 espécies de animais e vegetais foram incorporadas à lista de espécies que correm risco de desaparecer da natureza da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), de acordo com o anúncio feito nesta quarta-feira (17) durante a Conferência das Partes (COP 11) da Biodiversidade, em Hyderabad, na Índia.
Lista vermelha da IUCN atualizada foi divulgada no COP da Biodiversidade. Conferência da ONU entrou nesta quarta-feira no segmento de Alto Nível.

   A cúpula das Nações Unidas iniciou nesta quarta o segmento de Alto Nível, que deve prosseguir até a próxima sexta-feira (17), reunindo mais de 70 ministros do Meio Ambiente de países que integram a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CBD). A ministra Izabella Teixeira, do Brasil, também participa do encontro.
   A atualização da lista vermelha da IUCN abrange 65.518 espécies. Deste total, 20.219 estão em perigo de extinção, 4.088 espécies estão criticamente ameaçadas, 5.919 em perigo e 10.212 vulneráveis na natureza. Foi anunciado ainda que uma barata das Ilhas Seychelles e uma espécie de caracol de água doce passaram a integrar a categoria de espécies extintas.
   Os especialistas da IUCN afirmaram também ainda que a situação das palmeiras de Madagascar, na África, é aterrorizante. A ilha conta com 192 espécies de palmeiras endêmicas, das quais mais de 80% estão em perigo de extinção.
   Algumas comunidades, entre elas as mais pobres, dependem dessas árvores para obter alimentos e materiais de construção. O possível desaparecimento se deve, principalmente, ao desmatamento das terras para a agricultura e exploração de florestas.
A palmeira tahina (Tahina spectabilis) um das espécies de vegetais de Madagascar que alcançaram o último estágio de ameaça antes do total desaparecimento (Foto: Divulgação/J. Dransfield/RBG Kew/IUCN)A palmeira tahina (Tahina spectabilis) uma das
espécies de vegetais de Madagascar que
alcançaram o último estágio de ameaça antes
de seu total desaparecimento
(Foto: Divulgação/J. Dransfield/RBG Kew/IUCN)























   Madagascar é prioridade absoluta
   A Tahina, ou "palmeira suicida", foi considerada criticamente ameaçada de extinção, estágio que antecede seu desaparecimento total. Segundo a IUCN, existem apenas 30 exemplares desta espécie de palmeiras gigantes na ilha.
   Outro estudo publicado na segunda-feira (17) ressaltava que os lêmures de Madagascar figuram entre os primatas mais ameaçados do planeta, devido à destruição de seu habitat e à caça. "Madagascar é uma região de uma prioridade absoluta" para a biodiversidade, disse Russell Mittermeier, especialista da ilha e presidente da ONG Conservation International.
   Negociações problemáticas
   A negociação diplomática na COP 11 da Biodiversidade trata de temas delicados como a disponibilização de recursos de nações ricas para que países pobres mantenham suas florestas em pé e recursos naturais intactos, além de planejar formas de aumentar a conservação de ambientes marinhos e terrestres, conciliando com o desenvolvimento econômico.
   De acordo com a agência de notícias "France Presse", as discussões, iniciadas no dia 8 de outubro em nível técnico, fracassam principalmente ao chegar à questão dos compromissos financeiros que podem ser tomados para alcançar os 20 objetivos para 2020, fixados em Nagoya (Japão), em 2010.
   Especialistas encarregados de aconselhar os negociadores contabilizaram estas necessidades entre os US$ 150 bilhões e os US$ 440 bilhões por ano, explicou nesta quarta o economista Pavan Sukhdev, autor de um relatório sobre o valor econômico dos serviços proporcionados pela natureza. Os financiamentos públicos e de patrocínio a favor da biodiversidade são estimados atualmente em cerca de US$ 10 bilhões.
   Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
   Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/10/mais-400-especies-sao-adicionadas-lista-global-de-ameacados-de-extincao.html
Ativistas vestidos de leopardo protestam contra a produção de combustíveis na Índia, durante a conferência da ONU realizada em Hyderabad (Foto: Mahesh Kumar A/AP)Ativistas vestidos de leopardo protestam contra a produção de combustíveis na Índia, durante a conferência da ONU realizada em Hyderabad (Foto: Mahesh Kumar A/AP)
Protesto realizado por membros da ONG Greenpeace pede proteção aos oceanos imediatamente (Foto: Divulgação/Greenpeace/AFP)Protesto realizado por membros da ONG Greenpeace pede proteção aos oceanos imediatamente. Manifestação ocorre durante conferência sobre biodiversidade, em Hyderabad, na Índia (Foto: Divulgação/Greenpeace/AFP)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Olimpíadas de Inverno Sochi 2014


  

   As Olimpíadas de Inverno de 2014 estão sendo realizadas em Sochi, Rússia, começando em 6 de fevereiro, e terminando dia 23 do mesmo mês. Sochi é a primeira cidade subtropical a sediar as Olimpíadas de Inverno, tendo um clima moderado.
   Aproximadamente 2.800 atletas irão participar das competições, envolvendo vários tipos de patinações, esqui, hóquei etc. Se vocês prestarem bastante atenção, vão perceber a beleza das montanhas de neve. A programação esta passando bastante no canal "Sport TV" e "Sport TV2". 
   Aqui embaixo segue um vídeo de patinação artística:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_2014
f

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Garoto se Arrisca para Salvar Filhote de Cervo de Enchente em Bangladesh

Menino atravessou águas agitadas segurando animal só com uma mão. Identificado como Belal, garoto chegou a ter cabeça submersa; veja foto.
   
   Um garoto chamado Belal arriscou a própria vida para salvar um filhote de cervo em uma enchente em Bangladesh, segundo a agência de notícias britânica Caters. O menino pulou nas águas agitadas do Rio Noakhali para resgatar o animal, segurando-o apenas com uma mão acima de sua cabeça.
   Pessoas que observavam o arriscado salvamento aplaudiram quando o garoto conseguiu atravessar a água. De acordo com o site do jornal britânico "Daily Mail", o flagrante foi feito pelo fotógrafo Hasibul Wahab. "Ele foi um garoto muito corajoso. O rio estava tão cheio de água e a maré estava alta, por isso achamos que ele poderia se afogar", disse Wahab.
Garoto atravessa cervo por águas agitadas, ficando com a cabeça encoberta (Foto: Caters News/The Grosby Group)Garoto atravessa cervo por águas agitadas, ficando com a cabeça encoberta (Foto: Caters News/The Grosby Group)
Belal mostra o cervo a salvo após o resgate (Foto: Caters News/The Grosby Group)Belal mostra cervo a salvo após resgate em Bangladesh (Foto: Caters News/The Grosby Group)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Extinção Iminente para 25% dos Tubarões e Raias




   Um estudo do Grupo de Especialistas em Tubarão, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), descobriu que um quarto dos peixes cartilaginosos do mundo, ou seja, tubarões e raias, correm risco de extinção nas próximas décadas.
   Esse número parece absurdo, mas é bastante certeiro. A pesquisa feita pelo grupo foi a primeira a examinar o estado destes peixes em mares costeiros e oceanos de todo o globo e revelou que 249 das 1.041 espécies conhecidas de tubarões, raias e quimeras estão em uma de três categorias de animais ameaçados de extinção da Lista Vermelha da IUCN.
   Estudos anteriores documentaram sobrepesca de apenas algumas populações de tubarões e raias. “Agora sabemos que muitas espécies, não apenas os carismáticos tubarões brancos, enfrentam o perigo da extinção”, diz Nick Dulvy, pesquisador da Universidade de Simon Fraser (Canadá) e um dos coautores do estudo. “Não existem verdadeiros santuários para tubarões, onde eles estão a salvo da sobrepesca”.
    Durante duas décadas, mais de 300 especialistas analisaram as 1.041 espécies em 17 oficinas do mundo todo, incorporando todas as informações disponíveis sobre sua distribuição, captura, abundância, tendências demográficas, uso de habitat, histórias de vida, ameaças e medidas de conservação.
   20 causas de morte mais prováveis do que um ataque de tubarão
   Tubarões e raias estão em substancialmente maior risco de extinção do que muitos outros animais e têm o menor percentual de espécies consideradas seguras. Usando a Lista Vermelha da IUCN, os autores classificaram 107 espécies de raias e 74 espécies de tubarões como ameaçadas. Apenas 23% de todas as espécies foram rotuladas como “pouco preocupantes” no quesito preservação.
   Os autores dizem que os principais pontos de extinção são o Indo-Pacífico (particularmente no Golfo da Tailândia), o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo.
   “As espécies maiores de raias e tubarões, especialmente as que vivem em águas relativamente rasas acessíveis à pesca, são as que estão em maior perigo. Os efeitos combinados da superexploração – especialmente para o lucrativo mercado chinês de sopa de barbatana de tubarão – e da degradação de habitat são mais graves para as 90 espécies encontradas em água doce”, explica Dulvy.
   Arraias, incluindo a majestosa jamanta ou raia-diabo, estão em situação geralmente pior do que tubarões.
   Porque salvá-los:
   
   De acordo com os pesquisadores do recente estudo, se compromissos para proteger estes peixes não forem feitos agora, há um risco real de que os nossos netos não sejam capazes de ver tubarões e raias em estado selvagem.
   “Perder estes peixes será como perder capítulos inteiros de nossa história evolutiva”, afirma Dulvy. “Eles são os únicos representantes vivos da primeira linhagem com mandíbulas, cérebros, placentas e sistema imunológico dos vertebrados modernos”.
   A mandíbula foi um ganho considerável na evolução das espécies. Muitos anos depois de já haver animais vertebrados, ela ainda não havia sido incorporada no crânio dos seres mais desenvolvidos. Esta vantagem anatômica foi adquirida no mar, e um dos “pioneiros da mandíbula” parece ter sido um ancestral do ser humano. Um estudo da Universidade de Dublin (Irlanda) concluiu que, há cerca de 290 milhões de anos, viveunas águas do planeta um peixe chamado Acanthodes bronni, o ponto inicial das mandíbulas, cujos parentes próximos mais vivos são os tubarões.
   Além de serem parte da nossa história, a perda potencial das maiores espécies de tubarões é assustadora por várias outras razões. “As maiores espécies tendem a ter o maior papel predatório. A perda de predadores de topo afeta toda a cadeia alimentar marinha e tem um efeito de cascata nos ecossistemas marítimos”, esclarece.
   43% das espécies de tubarões no litoral brasileiro estão ameaçadas de extinção. Se nada mudar, dezenas de espécies, cujas populações declinaram em até 90% nos últimos 20 anos, estarão extintas nas próximas décadas. A legislação do Brasil proíbe a “caça” de tubarões e permite sua pesca sob certas condições, mas a fiscalização é fraca (por exemplo, uma pesquisa de 2011 mostrou que 21% das nadadeiras de tubarão do mercado de Hong Kong vinham do Oceano Atlântico Ocidental, área que inclui o Brasil e que sugere que nossos pescadores estão envolvidos em atividade ilegal).
   Bahamas proíbe totalmente pesca e venda de tubarões em seu território.
   O Grupo de Especialistas em Tubarão da IUCN pede aos governos para proteger os tubarões, raias e quimeras através de uma variedade de medidas, incluindo proibição da captura das espécies mais ameaçadas, cotas de pesca com base científica e proteção de habitats-chave. [ScienceDaily]