quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ER (5): Tipos de Energias Renováveis

· Energia hidráulica:
É a energia produzida pelas águas dos rios.
- É a energia mais utilizada no Brasil por causa da grande quantidade de de rios em nosso país.
- A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta.
Energia hidráulica. Fonte: http://www.renovables-energia.com/wp-content/uploads/2009/05/energia-hidraulica.jpg
- Numa usina hidrelétrica existem turbinas que quannod a água cai fez funcionar um gerador elétrico, produzindo energia.

· Energia fóssil:
É a energia formada por materiais orgânicos no subsolo.
- Formada a milhões de anos atrás do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo.
- A geração de energia feita por essa fonte normalmente provoca poluição, e assim, aumenta o efeito estufa e aquecimento global.
- Nos derivados do petróleo ocorre esta poluição mas, sendo gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

·
Energia solar:
É a energia formada pelos raios do sol.
- É pouco explorada no mundo mas, é uma fonte limpa.
Energia solar. Fonte: http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2011/09/1301.jpg
- A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

·
Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

·
Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
Energia eólica. Fonte: http://files.revistareciclarja.com/200002341-2537c2631b/Google-aposta-na-energia-e%C3%B3lica.jpg
Energia nuclear. Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4e/Nuclear_Power_Plant_Cattenom.jpg

·
Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

·
Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

·
Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ER (4): Tomada Sustentável que Gira para Desliga

   Designer desenvolveu uma tomada sustentável que conforme sua posição permite ou não a passagem de energia elétrica para fazer os aparelhos funcionarem. Ao conectar o plug na tomada, você deve girá-lo 45 graus para liberar o fluxo da corrente elétrica. Segundo estudos, os aparelhos em Stand-by representam 11% da nossa conta de energia.
   O conceito da ideia é genial! E nos inspira a fazer melhor. Seria mais legal se a tomada pudesse ser girada ou ejetada (por aquele botão que fica interno quando o plug está conectado) sozinha por um sistema com temporizador ou por um comando externo. Imagina se todo dia o sistema detectasse quando você sai de casa e desligasse todos os equipamentos que estão em stand-by? Quando você voltasse para casa e quisesse usar aquele aparelho, bastava girar ou colocar o plug de volta na tomada!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ER (3) - Energia Eólica: Parte 2

BENEFÍCIOS DA ENERGIA EÓLICA PARA A HUMANIDADE

   Os primeiros moinhos de vento registrados dentro da memória da história humana vieram da Pérsia, Europa China, nações que conseguiram usar poder do vento no sentido de bombear água ou fazer moagem dos grãos.
   Ar quente sobe e ajuda a reduzir pressão atmosférica, fato pode atrair ar mais frio para substituir – movimento conhecido como “vento”. Quando se move o ar causa ventos compostos de energia cinética criada no momento em que a massa se encontra em movimento.

    A energia eólica está entre as mais limpas e renováveis, e por este motivo pode ser usada abundantemente, lembrando que ela é uma fonte natural e inesgotável. 
   Este tipo de energia é limpa, não causa poluição do ar, da água ou terra, virando assim uma energia vantajosa para a evolução do crescimento futuro diferentemente do petróleo e carvão mineral, que são energias esgotáveis. 

Mercado: Benefícios da Energia Eólica

   Fazendas eólicas da atualidade podem gerar eletricidade gastando cinco centavos, preço competitivo com o carvão ou novas usinas termoelétricas. O custo pode cair com a tecnologia melhorada.
   Mercado para esta fonte desenvolve. Energia eólica está crescendo rapidamente (crescimento anual de 20%).
   Em 2008, os Estados Unidos tiveram ano de recordes, aumentando a capacidade de geração em 50%. Com mais de 25.170 MW de capacidade instalada nos EUA, a energia eólica pode gerar o suficiente para abastecer mais de setes milhões de residências de classe média.
   Projetos eólicos mantêm dólares de energia nas comunidades em que os projetos estão localizados e fornece renda constante, com pagamentos de locação aos proprietários de terras. Também pagam os impostos de propriedade significativa e estaduais a cada ano, além de criar empregos locais. Ao contrário do petróleo, o vento não é afetado por conflitos internacionais ou embargos, tornando imune a fornecer problemas ou choques de preços.

Principais Vantagens da Energia Eólica


  1. A energia eólica preserva os recursos hídricos;
  2. Compatível com outros usos da terra e pode servir como impulso para o desenvolvimento econômico rural;
  3. A energia eólica não produz quaisquer emissões nocivas transmitidas pela água ou resíduos sólidos tóxicos;
  4. A energia eólica é renovável, fiável e eficiente;
  5. Fontes econômicas à geração de eletricidade em grande escala;
  6. A energia eólica diminuir os preços pagos na conta de luz;
  7. A energia eólica é boa para o emprego e à criação de empregos. Estima-se que a indústria eólica canadense empregou 3.785 pessoas em 2006;
  8. Apoia o crescimento econômico  No ano de 2006, a indústria eólica contribuiu com US$ 1,6 bilhão aos PIB canadense;
  9. Energia eólica gera turismo para locais comunidades;
  10. Cria receitas alternativas para os agricultores que arrendam as terras;
  11. Deslocamentos de energia eólica às emissões de outras fontes de energia, reduzindo a contribuição à mudança climática global.
  12. Usar vento para produzir energia suficiente para mais de 200 casas (2.000.000 kWh) ao invés de queima de carvão reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa em 2.000 toneladas.
   Cientistas apostam na energia eólica como maneira futura de abastecer a energia de regiões que se encontram em alta latitude.
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/noticias/beneficios-da-energia-eolica-para-a-humanidade